top of page

Osteopenia ou osteoporose: uma doença silenciosa

  • dralexandrepailo7
  • 7 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2022

Trata-se de doença metabólica sistêmica caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea, geralmente relacionada ao envelhecimento. Provoca o enfraquecimento do osso e aumenta o risco de fraturas. É mais frequente na mulher e se caracteriza por ser, na maioria das vezes, uma doença silenciosa, sem sinais ou sintomas. É percebida apenas quando ocorre alguma fratura sem trauma ou com trauma de baixa intensidade.


Sintomas


Quando presentes, os principais sinais são: dor óssea; diminuição da estatura no idoso; aumento da cifose torácica ou postura encurvada; e/ou dor na coluna, devido ao achatamento dos ossos da coluna vertebral.


Fatores de aceleração


A diminuição da massa óssea é um processo natural do envelhecimento humano. A densidade óssea aumenta até os 35 anos de idade e começa a diminuir progressivamente a partir disso. Alguns fatores podem acelerar essa perda da massa óssea, como: alterações hormonais; baixa ingestão de cálcio ou sua má absorção; baixa dosagem de vitamina D; alcoolismo; tabagismo; sedentarismo; imobilizações prolongadas; uso de algumas medicações como corticoides; presença de algumas patologias como doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, mieloma múltiplo, pós-gastrectomias, doenças renais, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, doenças autoimunes, entre outras.



Como tratar


Devido ao caráter silencioso da doença, cabe ao médico fazer a suspeita clínica diante do quadro geral, das doenças associadas e da idade do paciente e solicitar os exames necessários. A densitometria óssea é um exame que geralmente confirma o diagnóstico. Radiografias e exames laboratoriais também são úteis na investigação.


O tratamento tem como principal objetivo impedir ou retardar a perda óssea e evitar fraturas. A terapia medicamentosa é indicada e individualizada para cada caso, conforme a gravidade. Terapias hormonais podem auxiliar em alguns casos; em outros, suplementos vitamínicos e cálcio também são indicados.



Como prevenir


Mudanças nos hábitos cotidianos como alimentação e realização de exercícios são importantes para a prevenção e o tratamento dessa enfermidade. Uma avaliação médica deve ser realizada antes do início da atividade física, para a prática e intensidade corretas dos exercícios. Uma alimentação balanceada é importante, com os nutrientes necessários para o fortalecimento ósseo e muscular, bem como a suplementação de vitaminas e minerais. Discuta com o seu médico todas as opções disponíveis.




 
 
 

Comments


bottom of page