top of page

Conheça melhor a osteoartrite

  • dralexandrepailo7
  • 7 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2022

Também conhecida como osteoartrose ou simplesmente artrose, é uma doença inflamatória crônica que afeta toda a articulação, provocando a destruição progressiva da cartilagem articular (incluindo labrum e meniscos), do osso e dos ligamentos. As articulações mais afetadas são joelhos, quadris, mãos e coluna.


A quem acomete


É uma doença tipicamente relacionada com o envelhecimento e com a obesidade. Mas pode atingir indivíduos mais jovens, quando relacionada a lesões traumáticas ou em associação com outras doenças inflamatórias, como gota, hemofilia, artrite reumatoide ou lúpus.


Sintomas


As queixas mais frequentes são dor articular, inchaço ou derrame articular, aumento de temperatura articular e limitação da função – menor mobilidade da articulação e dificuldade para a deambulação.


Os sintomas podem aparecer em crises, ou seja, o paciente pode apresentar quadros inflamatórios agudos com piora dos sintomas e depois permanecer sem dor por longos períodos. Essas crises têm relação com o condicionamento físico da pessoa. Períodos de piora da força muscular e do alongamento e/ou aumento da demanda física podem desencadear uma piora dos sintomas.


ree


Como tratar


Um dos pilares do tratamento clínico é o aprimoramento do condicionamento físico, com o fortalecimento da musculatura global e da articulação envolvida. O cuidado clínico envolve ainda uma mudança dos hábitos alimentares para uma dieta desinflamatória, emagrecedora para os pacientes obesos e regeneradora para a microbiota intestinal.


A abordagem terapêutica inclui também: educação sobre a doença, sua evolução e os cuidados necessários; fisioterapia para melhora da dor, desinflamação e auxílio na reabilitação inicial; uso de órteses, como palmilhas e joelheiras, para conforto e diminuição da carga mecânica sobre a região mais afetada pela doença; e, por fim, a prática da meditação e a busca pela melhora do sono e pela diminuição do estresse crônico, práticas que auxiliam no controle dos processos inflamatórios crônicos.


O tratamento medicamentoso se faz com analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, protetores da cartilagem e moduladores da dor. São muitas as opções medicamentosas, cabe ao seu médico escolher a melhor alternativa em cada caso.


A infiltração articular e a viscossuplementação com ácido hialurônico também são opções terapêuticas para controle da dor, desinflamação, preservação da cartilagem e melhora da função articular. Existem diversas alternativas no mercado de medicamentos para a viscossuplementação, com princípios de ação e efeitos diferentes.



Quando partir para a cirurgia


Quando o tratamento clínico não é suficiente e a dor e a função do indivíduo pioram muito, o tratamento cirúrgico é uma opção. Quando bem indicada, a cirurgia apresenta bons resultados e boa satisfação por parte dos pacientes. As possibilidades cirúrgicas são: lavagem articular simples ou artroscópica; artroscopia; osteotomias; e artroplastias (próteses). Essas diferentes modalidades cirúrgicas são empregadas em diferentes fases da doença e com objetivos distintos. O seu médico deve explicar detalhadamente os objetivos e resultados esperados de cada uma delas.


Conjunto de esforços


Por tudo isso, o tratamento da osteoartrite é multimodal e necessita, em algum grau, da mudança do estilo de vida do paciente. Exige esforço e trabalho conjuntos entre os diversos profissionais envolvidos nessa terapêutica e também dedicação e compreensão da patologia por parte do paciente. O comprometimento médico-paciente é essencial.







 
 
 

Komentar


bottom of page